"A mordida de amor é o começo. Você será irresistível."
Quem nunca ouviu falar nele? O grandioso Bela Lugosi é relembrado até hoje por sua marcante atuação no filme Dracula (1931) como o famoso (e mais querido) conde da Romênia. Representou outros filmes em Hollywood, mas nenhum tão tenebroso e encantador quanto o filme de horror de 1931.
Bela começou sua carreira cedo em uma cidade na atual romênia chamada Lugoj. Aos 12 anos deixou a escola por paixão ao teatro e começou a realizar pequenas apresentações locais e operetas. Passou a ser o protagonista em peças de Shakespeare e depois mudou-se para Budapeste onde apresentou-se dúzias de vezes no Teatro Nacional da Hungria. Serviu na Primeira Guerra Mundial como tenente de infantaria tendo sido promovido depois a capitão e posteriormente recebeu uma medalha de honra por lutar e ser ferido no front russo. A Revolução Húngara o forçou a fugir de sua terra natal até a Alemanha e depois a New Orleans nos EUA. Por volta de 1924 teve contato com a peça de teatro adaptada do livro de Bram Stoker por Hamilton Deane e John L. Balderston, Dracula.
Em 1931 o filme foi lançado. Bela Lugosi trouxe às telas o clássico conde Dracula com charme, elegância e todo o horror do mais famoso vampiro do mundo. A astuta trilha sonora dá o ambiente perfeito às suas falas dando dinamismo e sabor à trama. Até os dias atuais seu personagem é lembrado como o criador do arquétipo "vampirão" aparente até os dias de hoje.
Quando as pessoas se lembram de Dácula, o que lhes vem a mente? Vêem um vampiro de capa preta, cabelos curtos e um olhar sombrio! Vêem Bela Lugosi!
< Tributo à Bela Lugosi >
0 comentários:
Postar um comentário